quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Técnicas de resumo


1.      Resumir um texto é condensar as ideias principais, respeitando o sentido, a estrutura e o tipo de enunciação, isto é, os tempos e as pessoas, com a ajuda do vocabulário e do estilo pessoais.


2.       Metodologia.


O trabalho de análise do texto
1.   Ler o texto;
2.   Sublinhar as palavras-chave para identificar a rede semântica
3.   (significado das palavras ou/e interpretação de frases);
4.   Identificar os articuladores do discurso e as relações que estabelecem entre si;
5.    Identificar as ideias essenciais (as partes que constituem um texto); colocar alíneas na margem e atribuir-lhe um título (de preferência nominal).
O trabalho de organização
1.   Distinguir o essencial do acessório;
2.    Organizar a sequência estrutural de um texto.
O trabalho de redação
1.   Respeitar a ordem por que o autor apresenta as ideias;
2.   Evitar qualquer opinião pessoal ou comentário. O resumo deve ser impessoal;
3.   Respeitar a extensão do resumo; se não forem indicadas as  palavras ou as linhas do resumo, este deverá ser um quarto do original;
4.    Não usar expressões ou frases inteiras (citações) do texto base; pode usar-se a rede semântica identificada.
Regras
1.   Supressão de repetições, de fórmulas, interjeições; de
2.   exemplos, citações …
3.   Generalização: substituir alguns elementos, como palavras ou ideias, por outros mais gerais;
4.   Seleção: distinguir bem o essencial do acessório, suprimindo os elementos que exprimam pormenores …;
5.     Construção: manter tempos e pessoas, respeitar a ordem do texto, fazer tantos parágrafos quantas as partes que contiver o plano (as alíneas, as ideias-chave …), conservar a estrutura do texto de partida, ligar logicamente as frases redigidas.
Técnicas
1.   Substituir um grupo de palavras por uma única palavra:
a)  Substituir um grupo de palavras por um nome;
b) Substituir um grupo de palavras por um adjetivo;
c)  Substituir por verbo, advérbio, etc..
2.   Substituir uma enumeração por ou vários termos englobantes; Saber utilizar sinónimos;
3.   Manter o sistema de enunciação (utilizar o mesmo sistema pronominal – manter os mesmos pronomes pessoais;
4.    Estabelecer as redes lexicais.


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