sexta-feira, 15 de junho de 2012

Orações - exercícios


 A.    Conjunções e locuções conjuncionais coordenativas e subordinativas


Transforma as frases simples em frases complexas, seguindo as instruções que te são dadas.

(Se necessário, altera a ordem das frases e o tempo verbal.)


1. (exprimir causalidade) A Ester não veio. A filha adoeceu.


2. (exprimir finalidade) Conta a verdade. Tudo ficará mais claro.


3. (exprimir condição) Pedir-te-ia um favor. Atenderias o meu pedido?


4. (exprimir adição) Mariana saiu de casa. Mariana dirigiu-se à mercearia.


5. (exprimir conclusão) Está a chover. Leva o guarda-chuva.


6. (exprimir alternativa) Queres sair? Preferes ficar em casa?


7. (exprimir oposição) Ele fez uma promessa. Não a cumpriu.


8. (exprimir tempo – simultaneidade) O meu pai faz o jantar. A minha mãe põe a mesa.


9. (exprimir conclusão) Estava a chover torrencialmente. Não saí de casa.




B.   Sublinha e classifica a conjunção ou locução conjuncional presente em cada uma das frases.


1.    O Daniel fez as malas e partiu de férias.

2.    Estou muito cansado, por isso não vou sair.

3.   Se fosse necessário, o herói enfrentaria ainda mais perigos.

4.    Assim que terminei os trabalhos, fui ver televisão.

5.   Seja Verão, seja Inverno, o António anda sempre em mangas de camisa.

6.    O rapaz chorava sempre que via aquele filme.

7.    Procuraram os assassinos em todos os locais mas não os encontraram.

8.    Todos participaram na aula, visto que o assunto era interessante.


C.  Classifica as orações sublinhadas.

 1.   A Maria tinha febre, logo não foi à escola.
                  
2.   Telefonei à Ana e ela veio imediatamente.
                       
3.   O Tiago é um cavalheiro, portanto abre-me a porta.
   
4.   O Miguel pintou o quadro, no entanto não o quis vender.
  
5.   Queres sair connosco ou preferes ficar em casa?



D.  Divide e classifica as orações.



1.   Não vou convosco, porque não gosto de filmes de terror.
   
2.   Se fores ao cinema, não te esqueças de mim.     

3.   Não parei de ler o livro enquanto não cheguei ao fim.
   
4.   Logo que chegues a Paris, telefona à mãe, para que ela não fique preocupada

5.  Eu chego mais cedo para que tu possas ir comigo.

  

E.  Substitui as conjunções/locuções destacadas nas frases por outras de sentido equivalente, efetuando as alterações necessárias, como no exemplo.



1. Quando entrares, fecha a porta.  Assim que entrares, fecha a porta.

2. Faço o bolo, desde que tu me ajudes.

3. Estava cansada, mas ainda foi estudar.

4. Como teve boas notas, o pai ofereceu-lhe um computador.

5. As nuvens desapareceram, logo não vai chover.

6. Estas férias, escalei esta montanha e atravessei aquele rio.

7. Convidou-o, a fim de que ele não ficasse zangado.


Sem comentários:

Enviar um comentário